Autism levels





Autismo até o DSM-IV fazia parte de um grande grupo chamado Transtornos Globais do Desenvolvimento, haviam os subgrupos Transtorno Autista, Transtorno de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, entre outros.
segundo o DSM-V, o TEA pode ser classificado em: Grau leve (Nível 1), Grau moderado (Nível 2) e Grau severo (Nível 3).

Nível 1 – Necessidade de pouco apoio

Comunicação Social

  • A criança necessita de apoio contínuo para que as dificuldades na comunicação social não causem maiores prejuízos;
  • Apresenta dificuldade em iniciar interações com outras pessoas, sejam adultos ou crianças, ocasionalmente oferecem respostas inconsistentes as tentativas de interação por parte do outro;
  • Aparentemente demonstram não ter interesse em se relacionar com outras pessoas.
Comportamentos repetitivos e restritos
  • Esse padrão de comportamento repetitivo e restrito ocasiona uma inflexibilidade comportamental na criança, gerando assim dificuldade em um ou mais ambientes;
    • A criança fica por muito tempo em uma única atividade (hiperfoco) e apresenta resistência quando necessita mudar para outra;
    • Alterações na organização e planejamento podem atrapalhar o trabalho pela busca da independência e autonomia da pessoa.

    Nível 2 – Necessidade de apoio substancial

    Comunicação Social

    • A criança apresenta um déficit notável nas habilidades de comunicação tanto verbais como não-verbais;
    • Percebe-se acentuado prejuízo social devido pouca tentativa de iniciar uma interação social com outras pessoas;
    • Quando o outro inicia o diálogo as respostas, geralmente, mostram-se reduzidas ou atípicas.

    Comportamentos repetitivos e restritos

    • Apresenta inflexibilidade comportamental e evita a mudança na rotina, pois tem dificuldade em lidar com ela;
    • Essas características podem ser notadas por um parente ou amigo que raramente visita a casa da família;
    • A criança se estressa com facilidade e tem dificuldade de modificar o foco e a atividade que realiza.

    Nível 3 – Necessidade de apoio muito substancial

    Comunicação social

    • Há severos prejuízos na comunicação verbal e não- verbal;
    • Apresenta grande limitação em iniciar uma interação com novas pessoas e quase nenhuma resposta as tentativas dos outros.

    Comportamentos repetitivos e restritos

    • Há presença de inflexibilidade no comportamento;
    • Extrema dificuldade em lidar com mudanças na rotina e apresentam comportamentos restritos/repetitivos que interferem diretamente em vários contextos;
    • Alto nível de estresse e resistência para mudar de foco ou atividade.

É importante salientar que independente do grau (leve, moderado e severo) a criança necessita de apoios específicos. Como o autismo não apresenta  uma causa exata em seu diagnostico, porem  pesquisas sugerem que o autismo se desenvolve a partir de uma combinação de influências genéticas e não genéticas, ou ambientais.


Autism until the DSM-IV was part of a large group called global Developmental Disorders, there were the autistic disorder subgroups, Asperger disorder, childhood disintegrative disorder, among others.
According to the DSM-V, TEA can be classified as: mild (Level 1), Moderate (level 2) and severe (level 3) grade.

Level 1 – Need for little support
Social communication
  • The child needs continuous support so that the difficulties in the media do not cause greater damage;
  • It has difficulty in initiating interactions with other people, whether adults or children, occasionally offer inconsistent responses to attempts to interact on the other side;
  • Apparently they show no interest in relating to other people.
Repetitive and restricted behaviors

  • This pattern of repetitive and restrictive behavior causes a behavioral inflexibility in the child, thus generating difficulty in one or more environments;
  • The child is long in a single activity (hyperfocus) and has resistance when it needs to change to another;
  • Changes in the organization and planning can disrupt the work by seeking the independence and autonomy of the person.
Level 2 – Need for substantial support
Social communication
  • The child presents a remarkable deficit in both verbal and non-verbal communication skills;
  • There is a sharp social impairment due to little attempt to initiate a social interaction with other people;
  • When the other initiates the dialogue, the answers generally show to be reduced or atypical.
  • Repetitive and restricted behaviors
  • It presents behavioral inflexibility and avoids the change in routine, because it has difficulty in dealing with it;
  • These characteristics can be noticed by a relative or friend who rarely visits the home of the family;
  • The child is easily stressed and has difficulty modifying the focus and the activity it performs.
Level 3 – Need for substantial support
Social communication
  • There are severe losses in verbal and non-verbal communication;
  • It presents great limitation in initiating an interaction with new people and almost no response to the attempts of others.
Repetitive and restricted behaviors

  • There is a presence of inflexibility in behavior;
  • Extreme difficulty in dealing with changes in routine and present restricted/repetitive behaviors that interfere directly in various contexts;
  • High level of stress and resistance to change focus or activity.



It is important to emphasize that regardless of the degree (mild, moderate and severe) the child needs specific support. As autism does not present an exact cause in its diagnosis, however researches suggest that autism develops from a combination of genetic and non-genetic, or environmental influences.

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