Symbolic Play





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Para Piaget a brincadeira simbólica, faz-de-conta, ou jogo dramático, como é denominado, tem um papel preponderante no desenvolvimento integrado da criança, em seus aspectos cognitivos e afetivo-relacionais. Emerge dos jogos funcionais e contribui de maneira decisiva para que a criança aprenda a formar e a lidar com símbolos, por meio de sua imaginação, e sua memória. Contribui decisivamente para a assimilação da realidade. Por meio dela a criança realiza sonhos, revela conflitos e se auto expressa, reproduzindo papéis, imitando situações da vida real a seu modo. 

A essência do faz-de-conta no universo do brincar é relativamente interligada, porque só acontece essa brincadeira espontânea se estiverem brincando, e como instrumento de compreensão da realidade, elas precisam fantasiar para não entrarem em conflitos. Então a brincadeira de faz-de-conta proporciona oportunidades significativas para o desenvolvimento global da criança pequena, tornando-a um ser social, trazendo benefícios emocionais, que são os construtores de autoexpressão, permitem igualmente desenvolver competências cognitivas na medida em que compreendem os diferentes papéis dos adultos.

Os educadores e adultos têm o papel de mediadores, que norteiam as regras sociais e através das suas observações do ato de brincar de fazde-conta, podem intervir e estimular o desenvolvimento global das crianças através do brincar simbólico ou representativo, também denominado de faz de conta.


For Piaget, symbolic play, make-believe, or dramatic play, as it is called, plays a major role in the integrated development of the child in its cognitive and affective-relational aspects. It emerges from functional games and makes a decisive contribution to the child's learning to form and deal with symbols through his imagination and memory. It contributes decisively to the assimilation of reality. Through it the child realizes dreams, reveals conflicts and expresses himself, playing roles, imitating real life situations in his own way. 

The essence of make-believe in the universe of play is relatively interconnected, because this spontaneous play only happens if they are playing, and as an instrument of understanding reality, they need to fantasize so as not to get into conflict. So make-believe play provides significant opportunities for the young child's overall development, becoming a social being, bringing emotional benefits, which are the builders of self-expression, and also allows them to develop cognitive skills as they understand the different adult roles.

Educators and adults play the role of mediators, who guide social rules and through their observations of make-believe play, can intervene and stimulate the overall development of children through symbolic or representative play, also known as make-believe play.


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