Emotional Intelligence in children


Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Além de canalizar emoções para situações adequadas, controlar impulsos, praticar a gratidão e motivar as pessoas.

Daniel Goleman, estudioso responsável por popularizar o conceito de Inteligência Emocional em todo o mundo por meio do seu livro Inteligência Emocional, publicado em 1986, define seu objeto de estudo como “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.
Para ele, inteligência emocional pode ser dividida em 5 habilidades:
  • Autoconhecimento emocional: É a capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. As pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.
  • Controle emocional: É a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. Por exemplo: se estamos tristes, podemos escolher pensar de maneira otimista, da mesma forma que um passeio pode nos acalmar quando estamos com raiva.
  • Automotivação: É a capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. Se nos deixarmos levar pela ansiedade e pelos aborrecimentos, dificilmente conseguiremos nos concentrar na tarefa que estamos realizando.
  • Reconhecimento das emoções em outras pessoas: Diz respeito à habilidade de reconhecer as emoções no outro e ter empatia de sentimentos. Empatia é outra habilidade que constrói o autoconhecimento emocional.
  • Relacionamentos interpessoais: É a habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros.
Para incentivar a inteligência emocional da criança é preciso estimular o reconhecimento das emoções.


An emotionally intelligent individual is one who can identify their emotions more easily. In addition to channeling emotions to appropriate situations, controlling impulses, practicing gratitude and motivating people.
Daniel Goleman, a scholar responsible for popularizing the concept of Emotional Intelligence around the world through his book Emotional Intelligence, published in 1986, defines his object of study as "the ability to identify our own feelings and those of others, to motivate ourselves and to manage emotions well within us and in our relationships."

For him, emotional intelligence can be divided into 5 skills:
  • Emotional self-knowledge: It is the ability to recognize one's own emotions and feelings. People with this ability are the best "pilots" of their lives.

  • Emotional control: It is the ability to deal with one's own feelings, adapting them to each situation experienced. For example, if we are sad, we can choose to think optimistically, in the same way that a walk can calm us down when we are angry.
  • Automotive: It is the ability to direct emotions at the service of a personal goal or achievement. If we get carried away by anxiety and annoyance, we will hardly be able to concentrate on the task we are performing. 

  • Recognition of emotions in other people: It concerns the ability to recognize emotions in the other and empathize with feelings. Empathy is another skill that builds emotional self-knowledge. 

  • Interpersonal relationships: It is the ability to interact with other individuals, using social skills. The relationship is largely the ability to manage feelings of others.
To encourage the emotional intelligence of the child it is necessary to stimulate the recognition of emotions.

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