Dyscalculia (Learning Disorder)
A discalculia é dificuldade em aprender ou compreender a aritmética, como dificuldade em entender números, aprender a manipular números, realizar cálculos matemáticos e aprender fatos em matemática. Às vezes é informalmente conhecido como "dislexia matemática ", embora isso possa ser enganoso, pois é uma condição diferente.
A primeira aparição de discalculia é tipicamente um déficit na capacidade de saber, de um breve olhar e sem contar, quantos objetos existem em um pequeno grupo. Crianças de 5 anos podem subtrairr 6 objetos, especialmente olhando para um dado. No entanto, as crianças com discalculia podem subtrair menos objetos e, mesmo quando corretas, levam mais tempo para identificar o número do que seus pares com a idade. A discalculia muitas vezes parece diferente em diferentes idades. Tende a tornar-se mais evidente à medida que as crianças envelhecem; no entanto, os sintomas podem aparecer tão cedo quanto pré-escolar. Sintomas comuns de discalculia são, tendo dificuldade com a matemática mental, dificuldade em analisar o tempo e ler um relógio analógico, luta com seqüenciamento motor que envolve números, e muitas vezes eles vão contar com os dedos ao adicionar números.
Sintomas comuns
A discalculia é caracterizada por dificuldades com tarefas aritméticas comuns. Estas dificuldades podem incluir:
Dyscalculia is difficulty in learning or comprehending arithmetic, such as difficulty in understanding numbers, learning how to manipulate numbers, performing mathematical calculations and learning facts in mathematics. It is sometimes informally known as "math dyslexia", though this can be misleading as it is a different condition.
A primeira aparição de discalculia é tipicamente um déficit na capacidade de saber, de um breve olhar e sem contar, quantos objetos existem em um pequeno grupo. Crianças de 5 anos podem subtrairr 6 objetos, especialmente olhando para um dado. No entanto, as crianças com discalculia podem subtrair menos objetos e, mesmo quando corretas, levam mais tempo para identificar o número do que seus pares com a idade. A discalculia muitas vezes parece diferente em diferentes idades. Tende a tornar-se mais evidente à medida que as crianças envelhecem; no entanto, os sintomas podem aparecer tão cedo quanto pré-escolar. Sintomas comuns de discalculia são, tendo dificuldade com a matemática mental, dificuldade em analisar o tempo e ler um relógio analógico, luta com seqüenciamento motor que envolve números, e muitas vezes eles vão contar com os dedos ao adicionar números.
Sintomas comuns
A discalculia é caracterizada por dificuldades com tarefas aritméticas comuns. Estas dificuldades podem incluir:
- Dificuldade em ler relógios analógicos
- Dificuldade em afirmar qual dos dois números é maior
- Problemas de sequenciamento
- Incapacidade de compreender o planejamento financeiro ou orçamento, às vezes até mesmo em um nível básico; por exemplo, estimando o custo dos itens em uma cesta de compras ou equilibrando um livro de cheques
- Resultados inconsistentes, além, subtração, multiplicação e divisão
- Visualizando números como símbolos sem sentido ou sem sentido, ao invés de percebê-los como personagens indicando um valor numérico (daí o nome impróprio, "dislexia matemática")
- Dificuldade com multiplicação, subtração, adição e tabelas de divisão, aritmética mental, etc.
- Problemas com a diferenciação entre esquerda e direita
- A "warped" sentido de consciência espacial, ou uma compreensão de formas, distância ou volume que parece mais como adivinhação do que compreensão real
- Dificuldade com o tempo, direções, recordação de horários, sequências de eventos, manter o controle do tempo, freqüentemente atrasado ou precoce
- Má memória (retenção e recuperação) de conceitos matemáticos; pode ser capaz de realizar operações matemáticas um dia, mas desenhar um espaço em branco no próximo; pode ser capaz de fazer o trabalho do livro, mas depois falhar testes
- Capacidade de compreender a matemática em um nível conceitual, mas uma incapacidade de colocar esses conceitos em prática
- Dificuldade em recordar os nomes dos números, ou pensar que certos números diferentes "feel" o mesmo (por exemplo, freqüentemente trocando os mesmos dois números um pelo outro ao ler ou recordá-los)
- Dificuldade em ler notação musical
- Dificuldade com etapas coreografadas da dança
- Dificuldade em trabalhar para trás no tempo (por exemplo, que horas para sair se precisar estar em algum lugar no horário 'X')
- Ter dificuldade particular em estimar mentalmente a medição de um objeto ou distância (por exemplo, se algo está a 3 ou 6 metros (10 ou 20 pés) de distância)
- Ao escrever, ler e recordar números, erros podem ocorrer em áreas como: adições numéricas, substituições, transposições, omissões e reversões
- Incapacidade de compreender e lembrar conceitos matemáticos, regras, fórmulas e seqüências
- Incapacidade de se concentrar em tarefas mentalmente intensivas
- A recordação equivocada dos nomes, recuperação pobre do nome/cara, pode substituir nomes que começam com mesma letra.
Dyscalculia is difficulty in learning or comprehending arithmetic, such as difficulty in understanding numbers, learning how to manipulate numbers, performing mathematical calculations and learning facts in mathematics. It is sometimes informally known as "math dyslexia", though this can be misleading as it is a different condition.
The earliest appearance of dyscalculia is typically a deficit in the ability to know, from a brief glance and without counting, how many objects there are in a small group. Children as young as 5 can subitize 6 objects, especially looking at a die. However, children with dyscalculia can subitize fewer objects and even when correct take longer to identify the number than their age-matched peers. Dyscalculia often looks different at different ages. It tends to become more apparent as children get older; however, symptoms can appear as early as preschool.Common symptoms of dyscalculia are, having difficulty with mental math, trouble analyzing time and reading an analog clock, struggle with motor sequencing that involves numbers, and often they will count on their fingers when adding numbers.
Common symptoms
Dyscalculia is characterized by difficulties with common arithmetic tasks. These difficulties may include:
- Difficulty reading analog clocks
- Difficulty stating which of two numbers is larger
- Sequencing issues
- Inability to comprehend financial planning or budgeting, sometimes even at a basic level; for example, estimating the cost of the items in a shopping basket or balancing a checkbook
- Inconsistent results in addition, subtraction, multiplication and division
- Visualizing numbers as meaningless or nonsensical symbols, rather than perceiving them as characters indicating a numerical value (hence the misnomer, "math dyslexia")
- Difficulty with multiplication, subtraction, addition, and division tables, mental arithmetic, etc.
- Problems with differentiating between left and right
- A "warped" sense of spatial awareness, or an understanding of shapes, distance, or volume that seems more like guesswork than actual comprehension
- Difficulty with time, directions, recalling schedules, sequences of events, keeping track of time, frequently late or early
- Poor memory (retention and retrieval) of math concepts; may be able to perform math operations one day, but draw a blank the next; may be able to do book work but then fails tests
- Ability to grasp math on a conceptual level, but an inability to put those concepts into practice
- Difficulty recalling the names of numbers, or thinking that certain different numbers "feel" the same (e.g. frequently interchanging the same two numbers for each other when reading or recalling them)
- Difficulty reading musical notation
- Difficulty with choreographed dance steps
- Difficulty working backwards in time (e.g. What time to leave if needing to be somewhere at 'X' time)
- Having particular difficulty mentally estimating the measurement of an object or distance (e.g., whether something is 3 or 6 meters (10 or 20 feet) away)
- When writing, reading and recalling numbers, mistakes may occur in the areas such as: number additions, substitutions, transpositions, omissions, and reversals
- Inability to grasp and remember mathematical concepts, rules, formulae, and sequences
- Inability to concentrate on mentally intensive tasks
- Mistaken recollection of names, poor name/face retrieval, may substitute names beginning with same letter.
To date, very few interventions have been developed specifically for individuals with dyscalculia. Concrete manipulation activities have been used for decades to train basic number concepts for remediation purposes.
Comentários
Postar um comentário